image

O Índice de Liberdade de Imprensa é uma classificação anual de países compilada e publicada pela organização Repórteres Sem Fronteiras com base na avaliação da organização dos seus registros de liberdade de imprensa.

Pequenos países, como Andorra, estão excluídos do relatório atual. O índice de foi publicado primeiro vez em 20 de outubro de 2009 e foi publicado regulamente ate ano atual.

O relatório é baseado em um questionário[1] enviado para as organizações parceiras da organização Repórteres Sem Fronteiras (14 grupos de liberdade de expressão em cinco continentes) e seus 130 correspondentes em todo o mundo, assim como jornalistas, pesquisadores, juristas e ativistas dos direitos humanos.
[2]A pesquisa faz perguntas sobre os ataques diretos aos jornalistas e meios de comunicação, bem como outras fontes indiretas de pressão contra a imprensa livre.

A Repórteres Sem Fronteiras é cuidadosa ao observar que o índice só lida com a liberdade de imprensa e não mede a qualidade do jornalismo. Devido à natureza da metodologia da pesquisa baseada em percepções individuais, muitas vezes há grandes contrastes no ranking de um país cada ano.

Tabella com  lista de ano 2014:

https://rsf.org/index2014/en-index2014.php

image