image

Ideologia do Trabalhismo
Se desde o início de sua trajetória política nacional Getúlio Vargas foi considerado um líder, foi durante o Estado Novo que se construiu e fixou sua imagem popular e mesmo carismática. Com o Estado Novo, entrou em funcionamento a máquina de propaganda do DIP, que buscou conquistar para o regime e para o presidente a adesão e o apoio da classe trabalhadora. A democracia social, a valorização do trabalho e do trabalhador estariam existindo graças à figura do presidente. Foi com essa associação entre a obra e o líder que se criou a mitologia getulista, expressa na imagem do “pai dos pobres”.A ideologia política centrada na figura do presidente, em sua obra social e em sua relação direta e pessoal com os trabalhadores foi sendo construída dentro do Ministério do Trabalho principalmente depois de 1942. Foi fundamental nesse processo o papel do ministro do Trabalho Alexandre Marcondes Filho, que dirigiu a montagem do sindicalismo corporativista, articulou a invenção da ideologia trabalhista e se envolveu na criação do Partido Trabalhista Brasileiro.Após a queda de Vargas e o fim do Estado Novo, o PTB iria atuar dentro das regras do jogo político liberal-democrático como herdeiro do legado varguista.

image

A ideologia nazi de Adolf Hitler

Baseava-se em três principios fundamentais: 
– o racismo, ou seja, a distinção entre raças. Hitler acreditava na existência de uma raça pura e de raças inferiores;
-o totalitarismo, assente na existência de um Estado forte e de um partido único dirigidos por um Führer, a quem se deveria obedecer cegamente;
– o anti-semitismo que consistia num ódio enorme aos judeus, considerados a mais inferior de todas as raças e denominados de parasitas. A sua exterminação iniciou-se em 1941 nos campos de concentração.