image

No cenário de insegurança pública, a sociedade se mostra adoecida devido ao crescimento da criminalidade, sabemos que a violência urbana tem como causa diferentes fatores; psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais.Diante desde cenário os principais fatores da delinquência entre os jovens são as drogas, a desestruturação familiar e o consumismo, além a impunidade que é um dos principais problemas.

      Sendo assim ampliar no papel a punição aos jovens, sem antes resolver o problema crônico e crescente do déficit do sistema penitenciário e de internação de adolescentes, é pura e simples demagogia, seria mais uma solução paliativa.

      Além do ECA que tem muito direitos das crianças e dos adolescentes e pouco referente a punições. O problema está também no código Penal ultrapassado, leis de execução penal cheias de brechas que aumentam a sensação de impunidade, lei de entorpecentes que passa a mão na cabeça de traficantes, entre outras leis. Infelizmente uma das características que serve de ingrediente no crescimento da criminalidade é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, envolvimento de políticos e patrocínios de campanhas políticas.

      Tudo o que está acontecendo é uma sucessão de fatores, utilizando um trecho de uma cena do filme Tropa de Elite 2  nossa segurança pública caminha “a passos largos para a barbárie ” .

     

 Siderley Lima: Consultor de segurança, GCM de Jandira, diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, possui o curso de extensão universitária no curso de Criminologia da UNIFIEO. Participou do 12º SWAT/CATI – certificado como operador tático em armas e táticas especiais,  é membro da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança ( ABSEG ), autor do livro Manual Básico do Instrutor de Armamento e tiro.